Imagens da oficina de Corpo, Espaço e Tcnologia
Desenvolver essa
oficina foi muito importante pro meu processo de pesquisa, pude compreender na
pratica coisas que vinha estudando, pesquisando e debatendo nas reuniões com minha
Orientadora Valécia Ribeiro, poder exercitar teorias como:
Bertazzo, Ivaldo
Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento/ Ivaldo Bertazzo, Inês Bogéa. – São Paulo: SESC, 2004.
O mestre deve acompanhar o desenvolvimento do
adolescente com o olhar de quem, contempla e oferece apoio, ajudando-o a
perceber e coordenar seus gestos, ensinando economia de gestos aos estabanados
e amplitude aos introvertidos. A ordenação de suas sensações no exercício
físico vai ajudá-lo a organiza-se mentalmente para a emissão da palavra.
[pag.38]
É impossível exigir do aluno
cognição, raciocínio e concentração sem antes mobilizar seus desejos em
situação de bem-estar físico. A ausência da experiência motora prejudica a
concentração e o raciocínio. O corpo bem sentado gasta, portanto, menos
energia, liberando o cérebro para outras atividades. [pag.40]
Quando falamos de movimento, não
estamos nos referindo a uma atividade física como correr na esteira, dar voltas
no quarteirão ou fazer musculação. Estamos falando de coordenação dos gestos de
nossa vida diária. Antes de qualquer coisa, a experiência motora precisa ser
traduzida “em imagem”, em “auto-imagem”, para chegarmos à identidade. [pag.41]
Foi extremamente gratificantes presenciar a teoria convergindo com a pratica, mais que isso ver tudo que planejei se concretizar apesar das dificuldades foi enobrecedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário