segunda-feira, 30 de março de 2015

Imagens da oficina de Corpo, Espaço e Tcnologia













Desenvolver essa oficina foi muito importante pro meu processo de pesquisa, pude compreender na pratica coisas que vinha estudando, pesquisando e debatendo nas reuniões com minha Orientadora Valécia Ribeiro, poder exercitar teorias como:

Bertazzo, Ivaldo
Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento/ Ivaldo Bertazzo, Inês Bogéa. – São Paulo: SESC, 2004.


O mestre deve acompanhar o desenvolvimento do adolescente com o olhar de quem, contempla e oferece apoio, ajudando-o a perceber e coordenar seus gestos, ensinando economia de gestos aos estabanados e amplitude aos introvertidos. A ordenação de suas sensações no exercício físico vai ajudá-lo a organiza-se mentalmente para a emissão da palavra. [pag.38]

É impossível exigir do aluno cognição, raciocínio e concentração sem antes mobilizar seus desejos em situação de bem-estar físico. A ausência da experiência motora prejudica a concentração e o raciocínio. O corpo bem sentado gasta, portanto, menos energia, liberando o cérebro para outras atividades. [pag.40]

Quando falamos de movimento, não estamos nos referindo a uma atividade física como correr na esteira, dar voltas no quarteirão ou fazer musculação. Estamos falando de coordenação dos gestos de nossa vida diária. Antes de qualquer coisa, a experiência motora precisa ser traduzida “em imagem”, em “auto-imagem”, para chegarmos à identidade. [pag.41]

Foi extremamente gratificantes presenciar a teoria convergindo com a pratica, mais que isso ver tudo que planejei se concretizar apesar das dificuldades foi enobrecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário